O que a mãe come pode dar cólica ao bebê?

Lembro como se fosse ontem, eu saindo da primeira consulta de Otto com uma Pediatra com uma lista de "alimentos proibidos" que dava volta no quarteirão!Eita, que era chocolate, feijão, alho, cebola, ...
Picture of tylarajansen

tylarajansen

Lembro como se fosse ontem, eu saindo da primeira consulta de Otto com uma Pediatra com uma lista de “alimentos proibidos” que dava volta no quarteirão!

Eita, que era chocolate, feijão, alho, cebola, repolho, laticínios… Menino, uma lista interminável!

Cheia de medos, cheia de mitos e cheia de informação atrasada, quando chegaram as cólicas de Otto, eu só me culpava: o que eu comi? Isso ficava repetindo na minha mente! Crueldade demais com uma mãe no puerpério!

Mas e aí? Será que o que a mãe que amamenta come dá cólica ao bebê?

Minha experiência me diz que não!

Ou pelo menos, não necessariamente! As cólicas ou o “choro inexplicável do Lactente” (pauta para outro post), decorrem majoritariamente da imaturidade do sistema gastrointestinal do bebê, que está aprendendo ainda a digerir os alimentos!

Laura, por exemplo, não teve cólicas!

Assim, a orientação da @sociedadebrasileiradepediatria é de que:

A MÃE NÃO PRECISA TIRAR NADA DO QUE ESTÁ ACOSTUMADA A COMER, DESDE QUE MANTENHA UMA DIETA SAUDÁVEL E EQUILIBRADA!

Sim, chocolate, feijão, brócolis, liberados, mãe!

Exceto em casos de alergia alimentar, como APLV, mas isso também é pauta para outro post!

Então, essa orientação de dieta restritiva para a lactante além de ser apenas um COMPLICADOR DE PUERPÉRIO, não tem nenhum embasamento científico!

Isso porque, eu já expliquei aqui, nossas glândulas mamárias funcionam como verdadeiras barreiras, lembrando que o alimento será metabolizado em nosso organismo e somente seus nutrientes e algumas outras poucas partículas passarão para o Leite Materno!

Então, mamãe, facilita sua vida! Relaxe!

Continue com sua dieta normal, prestando atenção em como o bebê reage, mas entenda, se ele for ter cólicas, será, independentemente do que você come e o mais importante: a culpa não é sua!

Busque um profissional que ao invés de te orientar a dietas restritivas malucas, te prepare e te oriente em como acalmar, melhorar e acolher esse bebê quando e se ele tiver cólicas!

obs. A Higiene Natural pode te ajudar muito nesse sentido! ❤️
 
Tylara Jansen – Mãe de Otto e Laura

Hiperfoco

Desde que iniciei a investigação do diagnóstico de Otto, venho dividindo com vocês um pouco desse processo de conhecer o espectro e suas características. Otto

Ler Agora »

Florescer

Quando alguém novo chega a sensação é sempre de perder. Seja para a mãe ou pros filhos é preciso tudo reapendrer. E a rotina aos

Ler Agora »

(Re)Encontro

Acho que todas nós, mães, deixamos de nos reconhecer em algum momento na maternidade. Seja no puerpério, na rotina incessante, em algum momento olhamos no

Ler Agora »
vitamina S sujeira faz bem

Vitamina S, você conhece?

Vitamina S (Sujeira) é o apelido dado ao universo de bilhões de bactérias não patogênicas (que não causam doença), germes e toxinas que habitam o

Ler Agora »
0 0 votos
Classificação do Artigo
Se inscrever
Notificar de
3 Comentários
Mais antigo
Mais novo Mais votado
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários

A wonderful serenity has taken possession of my entire soul, like these sweet mornings of spring which I enjoy with my whole heart. I am alone, and feel the charm of existence in this spot, which was created for the bliss of souls like mine. I am so happy.

my dear friend, so absorbed in the exquisite sense of mere tranquil existence, that I neglect my talents.

I feel that I never was a greater artist than now. When, while the lovely valley teems with vapour around me, and the meridian sun strikes the upper surface of the impenetrable foliage of my trees, and but a few stray gleams steal into the inner sanctuary.