A Bronquiolite é uma infecção viral , autolimitada e comum que pode afetar crianças geralmente até os 2 anos de idade, principalmente entre os 3 e 6 meses de vida.
É uma doença sazonal, no Brasil, a sazonalidade varia de região. No nordeste, predomina a circulação dos vírus entre março e julho. Entretanto, nos últimos anos estamos vivenciando muitos casos de bronquiolite fora da época mais comum!
Geralmente apresenta curso benigno. apenas 3 % das crianças evoluem com uma gravidade maior.
A Bronquiolite se inicia com obstrução nasal, coriza e tosse. depois evolui para falta de ar, respiração rápida, chiado, ruídos no pulmão, podendo ter febre associado. O curso da doença pode durar 7 a 10 dias, tendo alguns relatos de ate 3 semanas de evolução. A grande maioria melhora em torno de 14 e 21 dias.
Atenção! Existem alguns fatores de risco que podem cursar com uma piora da evolução da bronquiolite, tais como prematuridade, baixo peso, bebês menores de 3 meses e outros.
Alerta para os pais tabagistas: existem estudos que sugerem a relação entre a exposição materna ao tabagismo e a gravidade da bronquiolite.
Uma dúvida comum entre os pais é sobre o desenvolvimento da asma nessas crianças, e sim, existem estudos que mostram a associação entre a bronquiolite e o desenvolvimento precoce de asma em crianças posteriormente (variam de 17-60 % das crianças).
O Vírus é transmitido por meio de gotículas de ar, então, as precauções de contato são importantíssimas!
Fontes: Artigos no Pubmed e SBP
Luísa Andrade Lima
Pneumologista Pediátrica
CRM:29865/ RQE: 18956