Mamalgesia vacina maternando

Mamalgesia, você sabe o que é?

A mamalgesia é o ato de amamentar durante aplicação de vacina, qualquer vacina.

Apesar de falsamente contraindicada nos postos de saúde e clínicas em geral, pelo suposto “risco de engasgo”, é recomendada pela OMS e esse ano tivemos a chancela explícita do Ministério da Saúde, com a emissão da Nota Técnica de n° 39/2021 definidora de conduta, garantindo o direito e reconhecendo os inúmeros benefícios da mamalgesia para bebês.

A nota traz que pesquisas investigaram a efetividade da amamentação em dois momentos:

1) durante a vacinação e 2) antes da vacinação.

• Quando praticada durante a vacinação injetável, a amamentação pode reduzir o estresse por meio
de vários mecanismos, incluindo conforto físico, sucção, distração, ingestão de açúcares e outras substâncias que podem ter, individualmente e em conjunto, efeitos de alívio da dor.

• Quando praticada antes da vacinação, a amamentação pode reduzir a angústia via saciedade do bebê, que pode promover a calma durante os procedimentos que utilizam agulhas.

• Ensaios clínicos randomizados mostram que a amamentação de recém-nascidos durante procedimentos dolorosos reduz a dor. Os mecanismos são considerados multifatoriais e incluem sucção, contato pele a pele, calor, som e cheiro da mãe e, possivelmente, opiáceos endógenos presentes no leite materno.

Ou seja, amamentar durante a vacinação garante segurança e aconchego ao bebê, fazendo com que o desconforto da picada seja diminuído.

Tylara Jansen – Mãe de Otto e Laura

#mamalgesia #dicademae #maternidade #maternando #amamentação